Avaliação psicológica (laudo) para realização de vasectomia
A vasectomia, ou deferentectomia, é uma forma de esterilização masculina através de cirugia. O procedimento é simples e rápido. Os canais responsáveis por levar os espermatozoides para compor o sêmen são cortados, fazendo com que, após a cirurgia, o homem ejacule um sêmen sem espermatozoides. A vasectomia é uma alternativa para homens que não desejam ter mais filhos e não querem utilizar outros métodos contraceptivos.
O laudo psicológico pode ser solicitado para realização da cirurgia por planos de saúde pois a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proíbe a realização do procedimento quando a capacidade de discernimento está afetada por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente.
Por conta disso, o laudo psicológico é necessário. Seu objetivo é garantir que a pessoa está tomando a decisão de livre vontade, sem a influência de fatores relacionados à estados emocionais alterados ou incapacidade mental. O procedimento de avaliação consiste, geralmente, de uma ou duas consultas com o psicólogo, que em seguida fornece o laudo com indicação favorável ou não ao procedimento.