Terapia Comportamental Dialética (TCD ou DBT)
Monique Vardi-Pinheiro
Terapia Comportamental Dialética (TCD, ou Dialectical Behavior Therapy, DBT) é uma técnica psicoterápica desenvolvida pela psicóloga americana, Dra. Marsha Linehan, na qual se utilizam conceitos e estratégias da Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) e treinamento de habilidades emocionais e sociais. Durante seus anos de experiência pessoal e trabalho, a Dra. Linehan teve como objetivo tratar mulheres com transtorno de personalidade boderline, distúrbio esse que sempre desafiou profissionais a oferecer tratamentos eficazes para o transtorno. Com o aprimoramento da técnica, Dra. Lineham pôde observar e publicar inúmeros estudos que comprovam que o treinamento das habilidades ensinadas na TCD ajudam os indivíduos a gerenciar seus sintomas e melhorar a qualidade de vida e de seus relacionamentos interpessoais. Muito difundida nos Estados Unidos e Europa, a TCD também vem mostrando resultados positivos no tratamentos de outros distúrbios — como ansiedade, transtorno bipolar, depressão e transtornos alimentares — quando mostra-se apropriada a utilização da técnica.
A TCD tem como objetivo promover a eficácia interpessoal, regulação emocional, tolerância a estresses e autocontrole. O tratamento é estruturado e planejado de acordo com as habilidades emocionais e sociais positivas do cliente. A partir disso, o terapeuta ajuda a pessoa a identificar, aceitar e lidar com suas dificuldades emocionais. Através da validação das emoções e da utilização de atividades, como análise de comportamento, meditação e aplicação da atenção plena, o terapeuta usa estratégias a fim de diminuir os efeitos negativos do estresse e promover a necessidade de mudança.
Vale lembrar que nem toda técnica psicoterápica é apropriada para todos os transtornos, nem para todas as pessoas. Uma minuciosa avaliação profissional no inicio do tratamento é fundamental, assim como o estabelecimento de um relacionamento de confiança entre o terapeuta e cliente. Juntos, os dois, poderão identificar metas para o tratamento, aumentando assim, a chance de sucesso terapêutico.
Como funciona a Terapia Comportamental Dialética (TCD)?
A TCD foi originalmente desenvolvida para ser aplicada em terapia de grupo, com suporte de terapia individual. Os participantes realizam de duas sessões semanais, sendo uma em grupo para treinamento de habilidades sociais e outra sessão individual, onde as habilidades aprendidas são discutidas de maneira mais aprofundada em relação à vida particular do indivíduo. Contudo, poucos grupos estão disponíveis no Brasil e os terapeutas que trabalham com a técnica procuram usar de flexibilidade para oferecer um tratamento eficaz.
Dessa maneira, no Núcleo Interface, oferecemos terapia individual e indicamos parceiros que oferecem grupos de treinamento de habilidades, com o objetivo principal de oferecer espaço para aprender novas estratégias para lidar com as emoções descontroladas.
Habilidades a serem desenvolvidas:
- Atenção plena (estar no "aqui e agora")
- Eficácia interpessoal (lidar adequadamente com outros)
- Regulação emocional (lidar com as emoções fortes)
- Tolerância ao estresse (praticar ser mais tolerante ao estresse)
Bibliografia sobre TCD
Linehan, M. M. (1993). Cognitive-Behavioral Treatment of Borderline Personality Disorder. New York: Guilford Press.
Linehan, M. M. (1993). Skills Training Manual for Treating Borderline Personality Disorder. New York: Guilford Press.
Miller, A. L., Rathus, J. H., Linehan, M. M. (2007). Dialectical Behavior Therapy with Suicidal Adolescents. New York: Guilford Press
Safer, D. L., Telch,C. F., Chen E. Y. (2009) Dialectical Behavior Therapy for Binge Eating and Bulimia. New York: Guilford Press