Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo-Comportamental (ou TCC) é uma forma de psicoterapia moderna e efetiva, tendo sido consolidada nas últimas décadas e recebido grande reconhecimento na área de saúde e bem estar pelos seus resultados. A TCC pode ser empregada tanto para problemas emocionais e comportamentais específicos como para autoconhecimento. A TCC originou-se a partir da aplicação prática de conceitos da psicologia comportamental e da psicologia cognitiva. Essas duas vertentes da psicologia têm em comum o embasamento científico, ou seja, uma preocupação com a validade dos procedimentos e o resultados que eles apresentam. Essa concepção significa buscar sempre a melhor maneira de compreender e ajudar o cliente a superar as suas dificuldades.

O pressuposto da TCC é de que a nossa forma de agir é desenvolvida a partir da interação com o mundo à nossa volta: nossos familiares, amigos, companheiros, trabalho, lugar onde moramos etc. Além disso, a forma como enxergamos nós mesmos e aquilo que nos cerca, bem como a forma como nos sentimos, é determinante para as nossas ações. Sendo assim, a nossa falta de bem estar significa que não estamos conseguindo lidar bem com as circunstâncias em que estamos vivendo ou com a nossa percepção de nós e do mundo. Esses desequilíbrios provocam o que sentimos como ansiedade, tristeza, raiva, agitação, falta de disposição, frustrações nos relacionamentos interpessoais e outros problemas.

A TCC busca, a partir da perspectiva do cliente, ou seja, a partir daquilo que ele julga importante para sua vida — seja na área afetiva, profissional, familiar — ajudá-lo a superar as suas dificuldades e funcionar da maneira que deseja, aproveitando seu potencial e suas qualidades. No caso de crianças, os objetivos da terapia são discutidos em conjunto com os pais.

Para isso, é feita uma avaliação inicial em que o cliente expõe suas dificuldades, bem como seus objetivos e expectativas em relação à psicoterapia. O psicólogo está aberto para ouvir, sem julgamento, e oferecer apoio. A partir dessa aliança terapêutica inicial, o psicólogo e o cliente discutem e colocam em prática as técnicas adequadas para cada caso. A TCC pode focar na mudança da percepção que o cliente tem do mundo, no manejo adequado de suas emoções e até em atividades práticas a serem realizadas pelo cliente fora do consultório, pois é na sua vida diária que estão seus problemas e, portanto, as soluções.

Ou seja, a TCC é uma abordagem de psicoterapia muito preocupada com o melhor para o cliente, levando em consideração seus valores, sentimentos, objetivos e respeitando seus limites e seu tempo. No Núcleo Interface, todos os profissionais trabalham com TCC, aplicada a crianças, adolescentes e adultos, com as mais diversas dificuldades. Se você tiver interesse em experimentar a terapia cognitivo-comportamental, entre em contato.