Tratamento com alarme para a enurese noturna

A enurese, também conhecida como enurese noturna, é o famoso xixi na cama, uma problema de saúde que afeta muitas crianças, adolescentes e até jovens adultos, quando não tratada. Cerca de 10% das crianças com sete anos e meio de idade ainda molha a cama frequentemente. Embora seja mais comum entre meninos na infância, na adolescência a proporção de meninos e meninas com enurese é similar.

Por que a enurese ocorre?

O xixi na cama é, na maior parte das vezes, hereditário. Muitas crianças que ainda molham a cama tiveram pais com o mesmo problema em sua infância. Há três sistemas fisiológicos que levam à enurese: a criança pode, por uma desregulagem hormonal, produzir muita urina durante a noite. Outra possibilidade é a sua bexiga ser hiperativa, ou seja, muito sensível ao enchimento. Um desses dois fatores se associa à incapacidade que a criança tem de acordar quando sente que a bexiga está cheia, o que causa o episódio de enurese.

O que fazer?

Antes de mais nada, os pais devem ter em mente que a enurese não é culpa da criança. Ela não é "preguiçosa" ou "sem-vergonha", e puni-la ou brigar com ela só a deixará mais angustiada com o problema. O melhor a fazer é lidar com a enurese de forma natural, oferecendo apoio e, a partir dos cinco anos de idade, buscar um tratamento.

Tratamento com alarme

alarme para enurese

A enurese tem cura, através de uma série de opções medicamentosas ou psicológicas, cada uma com suas vantagem e desvantagens. A primeira coisa a se fazer é procurar uma avaliação com um especialista, em geral o urologista pediátrico, que fará uma avaliação a fim de verificar qual o melhor tipo de tratamento. Quando se constata que a criança não tem nenhum problema médico, o melhor tratamento é o alarme. O alarme é um dispositivo colocado na cama ou na roupa da criança que emite um som ou vibra quando o xixi começa a escapar. Com isso, a criança acorda e, após algumas semanas de uso, passa a acordar antes do xixi começar a vazar ou consegue segurar a noite toda. Entre 60% e 70% dos casos são resolvidos com esse método. Oferecemos o tratamento com alarme para crianças ou adolescentes que fazem xixi na cama, com acompanhamento especializado.

Modelo de tratamento

Na Interface, fazemos o tratamendo da enurese com alarme da seguinte forma: realizamos duas sessões iniciais presencialmente, em que os procedimentos são combinados com a família. Depois disso, o acompanhamento é feito à distância. O alarme já está incluso no pacote de tratamento. Você pode consultar o valor na nossa tabela de valores e entrar em contato para agendar.