Nem sempre lidar com o término do relacionamento é uma tarefa fácil. Não ter mais aquela pessoa por perto, mudar a rotina que estava tão habituada e lidar com o turbilhão de sentimentos pode fazer com que as pessoas envolvidas se sintam desnorteadas e pessimistas em relação ao futuro e às novas relações amorosas.
A psicóloga do Núcleo Interface, Priscila Camacho Solamone, dá algumas dicas do que deve ser evitado fazer neste momento tão difícil.
Não fuja dos sentimentos
Aceite o fim do relacionamento e sinta as emoções. O sofrimento faz parte do processo e isto acontece porque ele tem algo importante para lhe ensinar. Aceitar a ansiedade e lidar com a tristeza, aos poucos, vai esclarecendo os acontecimentos e melhorando a situação. Ter paciência neste momento é fundamental.
Cuidado com as redes sociais e as falsas adivinhações
É muito comum ver pessoas que terminaram o relacionamento vigiarem em tempo real a vida do(a) ex-namorado(a). Além disto, muitos tentam adivinhar o que está acontecendo na vida do outro: “Se ele está online no Whatsapp é porque está conversando com alguém”; “Se ele(a) curtiu a foto daquela pessoa é porque deve estar interessado(a)”. Por mais que pareça inofensivo, este comportamento pode confundir os sentimentos e aumentar ainda mais o sofrimento.
Evite remoer a culpa e os acontecimentos do passado
Alguns pensamentos como: “Se ele não tivesse feito aquilo” ou “Se eu tivesse agido de forma diferente”, aumentam a angústia e não permitem que você volte no tempo e reviva estas situações. O que passou, passou. Leve como aprendizado para as próximas oportunidades e bola pra frente!