A psicóloga do Interface Psicologia Clínica, Priscila Camacho Solamone, dá algumas dicas de como identificar se seu filho precisa de ajuda de um profissional.
Segundo Priscila, as crianças costumam comunicar o que estão sentindo através de seus comportamentos e, se manifestarem algum dos aspectos abaixo, é sinal de que precisa de atenção:
- Postura agressiva e/ou impulsiva com os outro
- Isolamento ou exclusão do grupo de amigos
- Dificuldades de concentração e aprendizagem
- Mau rendimento nas atividades escolares
- Hiperatividade
- Enurese noturna
Exercer a função de ser pai e mãe e educar os filhos pode ser mais difícil do que se imagina. Algumas crianças apresentam mudanças de comportamento em algumas situações, como separação dos pais, mudança de casa, entre outras.
Por mais difícil que possa ser assumir que seu filho está passando por alguma dificuldade ou que a sua conduta familiar precisa ser reajustada, em momentos como estes, a ajuda de um psicólogo pode auxiliar bastante a ajudar a resolver estes conflitos.
É preciso estar próximo, perceber quando isto acontece e quando há sofrimento por parte delas. Com a ajuda da terapia infantil a criança poderá adquirir novos comportamentos para lidar com as situações que geram o estresse emocional, começando dentro do consultório e com o intuito de que estes sejam disseminados para os outros ambientes da sua vida.