O uso da internet pode ser muito positivo e prazeroso. Os adolescentes têm acesso ao maior número de informações, entretenimento, comunicação e interações sociais. Porém, usá-la em excesso pode causar dificuldades, como a dependência psicológica.
A dependência da Internet manifesta-se como uma inabilidade do adolescente em controlar o uso, que, junto com o envolvimento crescente com a internet, pode levar a uma perda progressiva de controle e aumento do desconforto emocional.
Quais são as consequências do uso exagerado? A internet pode se tornar um meio de aliviar a tensão e a depressão, acarreta perda do sono em consequência da estimulação psicológica e problemas em suas relações interpessoais.
Na adolescência, alguns fatores contribuem para o uso de internet:
- Forma conveniente e disponível para lidar com tensões
- Possibilidade de se expressar com baixo risco de crítica
- Anonimidade
- Grande fonte de informação, entretenimento e comunicação
Características dos adolescentes de risco:
- Estresse
- Dificuldade para enfrentar situações
- Humor deprimido
- Impulsividade
- Busca de sensações
- Baixa autoestima
- Timidez
- Capacidade de atenção reduzida
- Solidão
- Dificuldades em habilidades sociais
Sinais de Alerta:
- Perda ou ganho de peso
- Afastamento social
- Apatia
- Humor alterado
- Conflitos frequantes com os pais
- Queda no desempenho escolar
Quais são os tratamentos?
Trabalho de prevenção nas escolas e famílias. É necessário que o jovem passe por uma avaliação com profissionais especializados, seguida de psicoeducação, ensino de habilidades de comunicação e resolução de conflitos.
O tratamento também envolve o treinamento parental, onde se ensina como negociar as horas na internet, aplicar regras, monitorar as atividades dos adolescentes sem invadir sua privacidade e incentivar e promover atividades fora da internet.
As dicas são da psicólogia Marcela Braz Ferraretto.