Atualmente, existe uma variedade de terapias à disposição das pessoas que buscam formas de se cuidar e de melhorar suas vidas. O fato de haver esse interesse no autocuidado e essa oferta de serviço por muitas pessoas — muitas vezes até bem-intencionadas — mostra um aspecto positivo da nossa época.
No entanto, quando se trata de psicoterapia, um cuidado maior é necessário. A psicoterapia é um processo delicado, em que aspectos complexos e profundos do nosso funcionamento psíquico são trabalhados. Quando isso é feito por alguém que não tem a capacitação adequada, há grandes riscos de o processo trazer mais problemas do que resolvê-los e transformar a psicoterapia num processo traumático.
Os psicólogos e psicólogas são os profissionais que têm a formação específica para avaliar, compreender, cuidar e tratar de questões emocionais e comportamentais. Fazer psicoterapia com uma psicóloga tem uma série de vantagens. Quais são elas?
1. A formação é extensa e adequada
O curso de psicologia é um curso de graduação que dura cinco anos. Para obter um diploma de psicólogo, o aluno precisa, além de cumprir todas as disciplinas teóricas, realizar uma grande carga horária de estágios com supervisão, já saindo da faculdade com experiências práticas nas suas áreas de atuação. Além disso, muitos psicólogos clínicos realizam cursos de pós-graduação, para aprimorar-se na sua abordagem de trabalho clínico. Só para você ter uma ideia, um curso de especialização em terapia cognitivo-comportamental tem mais de 450 horas entre aulas, atendimentos e supervisões.
2. A psicologia tem um conselho de classe
A profissão de psicólogo é regulamentada pela lei 4119, de 27/8/62. Ou seja, é uma profissão estabelecida no Brasil há mais de 50 anos. Além disso, todos os psicólogos atuantes devem estar registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) de seu estado. Isso significa que o trabalho do psicólogo é orientado, acompanhado e fiscalizado pelo conselho. Se você tiver algum problema com a atuação de um psicólogo, você tem a quem recorrer e reclamar. O mesmo acontece com médicos psiquiatras, que estão inscritos no Conselho Regional de Medicina. Quando você faz uma psicoterapia com um profissional que não tem sua atuação regulamentada, não tem essa segurança.
3. Qualidade técnica e científica
O trabalho do psicólogo é regido pelo Código de Ética Profissional. Nele, há uma série de diretrizes sobre como deve ser a conduta nos atendimentos. E uma das coisas que o código diz é que o trabalho do psicólogo deve se basear em técnicas e ferramentas científicas. Ou seja, um psicólogo não trabalha com nada que não tenha respaldo da sua eficácia e validade. Isso garante a qualidade e seriedade da psicoterapia.
4. O psicólogo é um profissional de saúde
Ele está presente em equipes multidisciplinares de cuidados de saúde em UBSs, hospitais, CAPS, clínicas e outros serviços, juntamente com médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A psicoterapia é uma ferramenta de promoção, prevenção e cuidado na área de saúde mental. Por conta disso, mesmo em psicoterapias individuais, é comum que o psicólogo trabalhe em conjunto com outros profissionais, fornecendo um serviço amplo de saúde para a pessoa atendida.
5. Você pode ter reembolso do seu plano de saúde
Uma vez que o psicólogo é uma profissional de saúde reconhecido, você pode obter reembolso de valores parciais ou totais do gasto com a sua psicoterapia pelo seu plano de saúde. Muitos planos também contam com profissionais cadastrados, em que o atendimento é integralmente coberto pelo convênio. Basta que você tenha um encaminhamento médico para a psicoterapia. Ah, e se você preferir, pode usar os recibos ou notas fiscais de sessões psicológicas para abatimento no Imposto de Renda.
Por isso, se você está buscando uma psicoterapia com qualidade e segurança, não se arrisque. Procure um psicólogo ou psicóloga.